Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
O NOSSO SITE.
O que achou do site?
Ótimo.
Bom.
Razoável.
Péssimo.
Ver Resultados

Rating: 3.0/5 (545 votos)




ONLINE
1





Partilhe este Site...



 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VISITE NOSSO FLOGÃO

www.flogao.com.br


 

 



CRIANÇAS.
CRIANÇAS.

 

 

IBÊJIS

O ORIXÁ CRIANÇA

Introdução:

Existe uma confusão latente entre Ibeji e os Erês. É evidente que há uma relação, mas não se trata da mesma entidade, confundindo até mesmo como Orixá

Ibeji, são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião.

Por ocasião da festa, a 27 de setembro, os terreiros distribuem doces e fazem uma mesa farta para as crianças que incorporam nos médiuns. As cores são azul claro e rosa. As entidades possuem diversos pontos de atuação. Cachoeiras, praias, matas, lajedos e há até algumas traçadas com exus, o que resulta num exu-mirim ou Criança da Esquerda.

As oferendas normalmente são feitas em jardins e são sempre doces, refrigerantes, além de frutas. Quando incorporam nos terreiros, são brincalhões, travessos, meigos e chorões. São entidades de grande atuação e força espiritual. Sempre se comenta nos terreiros que quando uma criança faz um trabalho, só ela tem o poder de tirar. Também têm grande poder de cura.

 

ATRIBUIÇÕES

Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas, etc.

 

ARQUÉTIPO DOS FILHOS DE IBÊJIS

 

Seus filhos são pessoas com temperamento infantil, jovialmente inconseqüente; nunca deixam de ter dentro de si a criança que já foram. Costumam ser brincalhonas, sorridentes, irrequietas, tudo enfim que se possa associar ao comportamento típico infantil. Muito dependentes nos relacionamentos amorosos e emocionais em geral, podem então revelar-se teimosamente obstinados e possessivos.

 

SIMBOLOGIA DE IBÊJIS

 

DIA DA SEMANA: Domingo

DATA COMEMORATIVA: 27 de Setembro

METAIS: Estanho

CORES: Rosa e azul (branco, colorido)

COMIDAS: Caruru, Frango com Quiabo, Cocada, Cuscuz, Frutas Doces

SÍMBOLOS: Gêmeos

ELEMENTOS: Fogo e Ar

REGIÃO DA ÁFRICA: ?

PEDRA: Quartzo rosa

DOMÍNIOS: Parto e Infância. Amor União.

SAUDAÇÃO: Oni Beijada

 

ERVAS DE IBÊJIS

 

Jasmim, Alecrim, Rosa e Manjericão